Notícias

Por quê decidi apostar na contratação de talentos 50+

Os profissionais maduros, em geral, não são tão vulneráveis frente às ofertas do mercado

Segundo o IBGE, hoje no Brasil, a população acima de 60 anos já soma mais de 29 milhões. E quando ampliamos para aqueles que estão em fase de “envelhescência” (dos 45 aos 65 anos), que abrange a geração que está caminhando entre a idade adulta e a velhice, temos 25% dos brasileiros.

Infelizmente, mesmo diante de dados que traduzem a maior longevidade em nosso país, existe muito preconceito referente ao etarismo. Sim, a contratação de profissionais maduros ainda é subvalorizada, sendo um grande desafio para as organizações e para a sociedade.

Quando pensamos em preencher uma posição de trabalho, é preciso ter em mente que a questão da idade jamais deveria ser um filtro. Afinal, uma empresa busca pessoas talentosas e que possam somar para o time. Inclusive, em um mercado cada vez mais competitivo, o profissional que reúne décadas de conhecimento e bagagem, às vezes com alto grau de especialização, vai agregar demais no dia a dia da organização…concorda? Compartilho, a seguir, 6 bons motivos para contratar talentos 50+:

1) Mais estabilidade. Os profissionais maduros, em geral, não são tão vulneráveis frente às ofertas do mercado. Obviamente, é natural que um recém-formado esteja mais preocupado em subir na escada corporativa o mais rápido possível. Já os trabalhadores seniores estão mais focados na estabilidade. Isso reflete em maior retenção de talentos e em economia para a empresa, já que treinar novos colaboradores é sempre oneroso.

2) Profissional mais completo. Pare e pense no conjunto de habilidades mentais que você busca em um ótimo colaborador: capacidade de gerenciamento, senso de liderança, comunicação eficaz e, sobretudo, empatia – todas qualidades que se lapidam à medida que envelhecemos!

3) Colaboração em alta. Os dias de ego inflado ficaram para trás. Os colaboradores maduros costumam desempenhar melhor em equipe, já que têm as softs skills (habilidades comportamentais), como maturidade, sabedoria, inteligência emocional e experiência de vida, mais desenvolvidas. E sabemos que todos esses são atributos importantes no ambiente de trabalho em constante mudança dos dias atuais.

4) Liderança mais eficaz. Sucessos e equívocos a partir das vivências laborais fazem com que o profissional mais velho se torne uma forte figura de liderança. Tudo o que ele passou faz com que tenha condições de agir de modo mais certeiro, dando direcionamentos assertivos para seu time. Isso impacta positivamente vários processos da empresa, desde a valorização da diversidade até as tomadas de decisões estratégicas.

5.Ótimos contatos. Por acumularem anos de carreira e diversas experiências profissionais, os colaboradores seniores naturalmente conhecem mais pessoas, de diferentes setores e empresas. Especialmente na área comercial, esse é um importante diferencial competitivo. Seu networking rico pode gerar importantes conexões!

6.Dedicação acima da média. A motivação para o trabalho é diferente para o colaborador com mais de 50 anos. Ele geralmente está em busca de uma colocação que contribua para a sua manutenção financeira, mas também está interessado em prestar o melhor serviço possível. Esses profissionais, muitas vezes, já estão com outras áreas da vida mais consolidadas: formaram família, já concluíram os estudos, boa parte das conquistas materiais foram feitas — por isso conseguem trabalhar com mais foco e empenho…e isso se traduz em um colaborador mais dedicado!

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.3598 5.4098
Atualizado em: 29/03/2024 02:18

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%